top of page
  • Foto do escritorGiulia Gamberini

Tratar alimento apenas como alimento


Primeiro, o que significa "Tratar alimento apenas como alimento"?

Simplesmente tratar como comida, algo que alimente. E não tratar sempre como algo medicinal. Como assim? Tratamos o alimento como algo medicinal quando falamos que tal alimento emagrece, tal alimento me engorda, tal alimento faz bem pro fígado, tal alimento faz bem pra memória e etc.

Sempre que tratamos o alimento como algo medicinal, principalmente quando relacionamos com o emagrecimento ou o ganho de peso, estamos atrelando um sentimento a ele.

Sabe aquelas frases cliches? "Hoje vou comer algo bem gordo" ou "nossa, engordei 2kg só de comer isso". Quando você fala algo desse tipo significa que sua relação com a comida provavelmente não está a das mais saudáveis.

A mesma coisa é válida para as frases "não sou saudável porque não como frutas" ou "eu não emagreço porque nao tenho acesso aos alimentos como óleo de coco, goji berries, queijos artesanais..." .


O X da questão é que não precisa ter um motivo medicinal e sentimental para você comer. O único motivo que você precisa ter para comer é a fome.

E outro fato que eu sempre lembro os meus clientes: Fome NÃO é um sentimento. Colocamos o verbo "sentir" na frente de "fome" apenas porque sentimos uma sensação fisiológica, e não um sentimento.

É muito comum perguntarmos sobre os sentimentos como "o que você está sentindo agora?" e a pessoa responde "estou sentindo fome".

Mas a fome é fisiológica assim como a vontade de fazer xixi e cocô. Ninguém faz essas duas coisas sem que sinta a necessidade e ninguém atrela elas como um sentimento.


Também atrelamos os sentimentos de "engorda" ou "emagrece" à um alimento quando estamos perto de outras pessoas apenas por medo do julgamento. É comum as pessoas pedirem pratos mais "saudáveis" quando estão na presença de alguém que eh mais magro, ou que faz mais exercícios físicos que o outro, ou que tem um lifestyle que você desejava ter. Ou apenas falar "ai hoje vou pedir algo gordo, não liga ta?!" e ainda justifica com "hoje é meu dia de lixo".

Deixa eu te dar uma dica? Ninguém está nem aí para o que você come. O medo dos julgamentos dos outros existe porque você mesmo fica se auto julgando o tempo inteiro.


Colocar nosso peso responsável por todos os nossos problemas também é um erro. Falar que a comida e o comer errado é o maior causador do seu sobrepeso, dos seus relacionamentos, da sua vida social, e assim o emagrecimento fica cada vez mais difícil e cada vez mais insustentável.

Mas pensa aqui comigo, se seu problema fosse APENAS a comida isso seria o problema mais fácil de resolver e não o mais difícil.

Se você tem um problema com leite, você corta o leite e troca por outro alimento. Se seu problema fosse o consumo de muitos fast-foods, você simplesmente pode trocar por pedir uma salada ou levar frutas e castanhas. Simples e fácil né?! Nao, naaada simples e naada facil. Porque na verdade o problema não é a comida, e sim outra coisa que você tenta resolver com a comida, mas nunca resolve porque a solucao nao eh ela.

Se auto conhecer, se perceber em diversas situações de estresse te fazem parar e pensar o que realmente é a causa dos seus problemas e qual é a real solução.


O emagrecimento e o cuidado com a saúde são extremamente importantes, e deve acontecer. Mas você precisa pesquisar o que está por tras disso tudo, do porque você engordou, qual é a sua história.


Tratar apenas o momento atual sem clareza, colocando toda a culpa apenas na comida não te trará soluções a longo prazo, você não vai conseguir insistir no processo porque você apenas ficará numa troca de auto julgamentos o tempo inteiro.


Perceba esses momentos, tenha consciência, procure a sua historia. Em que momento você começou a julgar a comida, em que momento você começou a ficar muito bem relacionando seu corpo. Esse processo não é fácil e muitas vezes doloroso.


Se você quer ter mais consciência sobre sua alimentação e mudar seu comportamento e a sua forma de se relacionar com ela, e ter o emagrecimento como consequência de tudo isso eu posso te ajudar. Conheça mais um pouco sobre meu programa de orientação nutricional e health coaching.


Mas se você sente que a sua relação com outras coisas mais profundas está te prejudicando de uma forma em que impede você de exercer suas atividades diárias, está te dando crises de ansiedade, depressão, compulsões alimentares a ponto de se auto machucar, procure um psicologo imediatamente.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page