top of page
  • Foto do escritorGiulia Gamberini

Industrializados e intestino

O QUANTO O QUE A GENTE COME AFETA O NOSSO INTESTINO E SAÚDE?


Preciso situar vocês de algumas coisas:


Dentro do seu intestino existe um mundo de micro-organismos. Esse "mundo é chamado de MICROBIOTA. Sabe o que era"flora intestinal"? É a mesma coisa, só que mudou de nome.


O intestino é o principal local de absorção de nutrientes, vitaminas e água e a digestão de proteínas, lipídios e carboidratos no intestino é facilitada pelas enzimas e pelas bactérias "boas".


No intestino, seus micro-organismos mudam de acordo com:

- O que damos a eles (como componentes encontrados em alimentos e bebidas, etc.)

- A que os expomos no ambiente intestinal, como toxinas ou substâncias do nosso sistema digestivo (ácidos biliares, colesterol, etc.).


Os fatores são tão fortes que as alterações acontecem independente da genética e alterar o sistema imune, LEVANDO À DIVERSAS CONSEQUÊNCIAS!


Os alimentos industrializados são os campeões em potencial de alteração de microbiota intestinal por vários motivos:

- Por serem altamente calóricos;

- Ricos em gorduras e açúcares, e

- Ricos em aditivos químicos.


O QUE SÃO ADITIVOS QUÍMICOS?

São substâncias usadas para imitar ou aprimorar as qualidades sensoriais dos alimentos, ou para disfarçar aspectos desagradáveis ​​do produto final.



VAMOS AOS FATOS DOS MALEFÍCIOS DOS INDUSTRIALIZADOS AO INTESTINO:


1) Uma dieta rica em açúcares simples e gorduras altera o microbioma intestinal de uma maneira que contribui para o aumento do tecido de gordura.


2) Os emulsificantes alimentares prejudicam a função da barreira intestinal (proteção da parede do intestino), contribuem para o aumento da permeabilidade da camada intestina, promovem o aumento da translocação de bactérias do intestino para a corrente sanguínea;


3) Causando esse aumento da permeabilidade, causam um estado de baixo grau de inflamação, intolerância à glicose o aumento do risco de doença inflamatória intestinal (DII) e síndrome metabólica;


4) O aumento da concentração de NaCl (cloreto de sódio) induziu a produção de citocinas inflamatórias. Em estudos, a dieta rica em sal exacerbou os efeitos de colite;


5) Aditivos também demonstraram ter um impacto danoso na microbiota intestinal, diminuindo os níveis de Lactobaccilus e a produção de ácidos graxos de cadeia curta (substâncias benéficas);


6) O consumo de maltodextrina, um carboidrato muito presente em industrializados exacerba a inflamação intestinal. Os mecanismos por trás dos efeitos danosos da maltodextrina envolveram a diminuição do muco protetor.


7) Além disso, pesquisadores afirmam que a 'palatabilidade intensa' alcançada pelo alto teor de gordura, açúcar, sal e outros aditivos (juntamente com outros fatores como marketing) incentiva o consumo excessivo desses alimentos, criando um ciclo vicioso difícil de sair.


Não pensa duas vezes para iniciar e continuar nesses 15 dias sem industrializados com a gente.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page